quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Fotos da Exposição Cultural - junho 2011

Neste dia especial as famílias tiveram oportunidade de apreciar os trabalhos das crianças e educadores. Pintura, desenho, escultura, trabalhos com sucata, maquetes, construção de brinquedos, projetos, fotografias e muitas outras formas de expressão estiveram presentes na exposição. As famílias se mostraram muito contentes pelo trabalho desenvolvido na unidade, e a equipe esteve muito orgulhosa pelo resultado de tanta dedicação. Parabéns a todos que se esforçaram para que este dia acontecesse!!! Logo mais haverá outra exposição no CEI. Aguardem!

















































sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma brinquedoteca, muitas aprendizagens...


É comum ouvir as pessoas dizendo que a criança aprende brincando, mas poucas são as vezes que conseguimos parar para pensar nas implicações e nas verdades desta ideia pedagógica.
                Por meio da brincadeira, a criança é inserida numa determinada cultura, aprende mais sobre o mundo e sobre a sociedade em que vive e tem a oportunidade de desenvolver a criatividade, a inventividade e a imaginação. Além disso, sabemos que a criança que brinca é mais feliz e mais saudável.
                Contudo, esta brincadeira não pode se dar de modo “espontâneo” no CEI, mas sim deve ser construída em situações e ambientes especialmente estruturados para este fim, para que a criança possa brincar e imaginar apoiando-se em estruturas culturais já existentes.
                Pensando em tudo isto, há três anos a equipe do CEI sentiu grande urgência em começar a estruturar um espaço especialmente pensado para a brincadeira, com cantos diversificados, que permitisse uma variedade de experiências lúdicas e também a autonomia da criança na escolha de suas brincadeiras. Foi então que começou a nascer nossa brinquedoteca.
                Com sugestões recolhidas após algumas discussões e análises da equipe escolar, e com base nas brincadeiras preferidas das crianças, montamos numa sala do prédio anexo este tão sonhado espaço, após muito trabalho, dedicação, tempo e uso consciente da verba destinada à escola.
                Hoje em dia a brinquedoteca é usada por todas as turmas do CEI, inclusive berçário, em sistema de rodízio. Cada turminha tem a oportunidade de visitar e brincar neste espaço ao menos duas vezes na semana. É um espaço muito querido pelas crianças e muito bem organizado e cuidado por todos... A seguir, algumas fotos do espaço.

Entrada da brinquedoteca
 Vista da entrada da brinquedoteca (prédio anexo)

 Vista Geral

Cantinho de carrinhos, ferramentas e jogos

 A tão adorada piscina de bolinha...
 Cantinho da fantasia
Este espelho é muito disputado...

 Cantinho do mercadinho


Um baú cheio de emoções...

Olá!!! Já estamos no ar!!!!

Bom, este blog será mais um espaço de divulgação do trabalho realizado pela equipe do CEI Parque Santa Rita, bem como mais um instrumento de troca de experiências, de debates e de aprendizagens acerca do desenvolvimento das crianças matriculadas na nossa unidade. É uma forma que a nossa equipe encontrou de refletir sobre as especificiades do trabalho pedagógico na Educação Infantil, a fim de buscarmos desempenhar nosso papel com mais qualidade e profissionalismo. Aqui você encontrará relatos de prática, discussões sobre temas emergentes da área, reflexões da equipe de educadores, resultados de projetos e atividades, indicações de bons materiais e muitas coisas mais. Dedicamos às crianças do CEI este portal, que são a razão de ser do nosso trabalho.

Abraço a todos! Sejam muito bem-vindos!

Equipe do CEI Parque Santa Rita