segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nossa Mostra Cultural foi um sucesso

No último dia 07 de outubro realizamos uma Mostra Cultural na unidade, para divulgarmos e valorizarmos as produções plásticas das crianças, bem como todo o trabalho desenvolvido pelos educadores durante o ano. Para compor a exposição selecionamos fotografias de atividades das crianças, desenhos, pinturas, esculturas produzidas pelos pequenos, bem como trabalhos realizados pelos próprios professores nos últimos meses.



Ficamos muito contentes com o resultado, e vimos que com muito esforço e dedicação somos capazes de realizar muitas coisas maravilhosas com e para as crianças, porque acreditar que elas são o foco do nosso trabalho e merecem tudo de melhor que podemos oferecer é princípio do nosso fazer pedagógico. Parabéns a toda equipe por tanto esforço e também às crianças por nos permitir aprender tantas coisas importantes.


A idéia da Mostra Cultural surgiu porque acreditamos que a arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um indivíduo crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajude a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca. Desta forma, acreditamos que as experiências expressivas devem acontecer com regularidade e de maneira significativa na jornada da criança no CEI, pois acreditamos que ao ter contato com diferentes manifestações expressivas, a criança pode dar significado a cultura da qual é herdeira e também produzir cultura e transformar-se num ser repleto de possibilidades.

"a criança enquanto desenha canta, dança, conta histórias, teatraliza, imagina, ou até silencia... O ato de desenhar impulsiona outras manifestações, que acontecem juntas, numa unidade indissolúvel, possibilitando uma grande caminhada pelo quintal do imaginário".
Edith Derdyk

Para ver um pouquinho mais da Mostra Cultural realizada aqui no nosso CEI, clique no vídeo abaixo: