quinta-feira, 21 de junho de 2012

Experiências com as Expressividades Artísticas com os bebês. Experimentando o Giz de Lousa


        As professoras Izabel e Valéria do Berçário II planejaram a atividades de artes explorando o giz de lousa.

        Organizaram as crianças em pequenos grupos colocando uma cartolina preta no centro do círculo, depois demos a eles os gizes e incentivamos a curiosidade e produção de marcas explorando a textura do giz de lousa.

        Objetivos: aproximar os bebês dos adultos responsáveis e de seus pares em um ambiente confortável e estimulador por meio das artes plásticas, levando em consideração suas necessidades motoras, tanto na organização do espaço, como nos materiais oferecidos e propostas de atividades.   









Aniversariantes de Abril: "Príncipes e Princesas"


       Comemorar aniversários é uma convenção social. A criança pequena precisa ser ensinada a partilhar estes costumes e práticas do universo adulto. 

        Por que será que algumas crianças choram tanto no seu aniversário de um ano de idade? Quem curte realmente a festa, criança ou adultos?

        Preocupando-nos com estas questões e em realizar um trabalho coerente com nossas crianças, as festas dos Aniversariantes do Mês culminam uma série de rodas de conversa e dramatizações sobre hábitos sociais.

        Nestas rodas de conversa são trabalhados os conceitos de tempo, idade cronológica, cumprimentos, canções e partilha. As crianças se sentem felizes em participar das Festas pois compreendem por que estão ali; por que comemorar; por que compartilhar este momento com os colegas.

        Também nos preocupamos em situá-las na temática do mês. Como em abril foram os contos de fadas, trabalhamos com este gênero literário nas rodas de leitura e com as fantasias na brinquedoteca.

        E o dia da Festa de Aniversário foi incrível!!!