PROJETO IDENTIDADE E AUTONOMIA
Justificativa:
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas. Ajuda os alunos a perceberem que eles tem uma história de vida, que fazem parte de uma família e que são parte atuante no mundo em que vivem. Trabalhar a identidade das crianças também é importante para que nós, professores, obtenhamos informações significativas a respeito delas.
Está articulado com o Projeto Pedagógico da Unidade Escolar enquanto entendemos a criança como ser histórico e social que faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura e em um determinado momento histórico.
Objetivo:
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças como parte do mundo, da família, bem como analisar as diferenças entre eles e os colegas.
Objetivos Específicos:
Reconhecer o seu nome como sua representação pessoal e marcação dos seus pertences;
Fortalecer a identidade do grupo como um conjunto de características individuais;
Construir a própria identidade e do outro como indivíduo com opiniões e preferências;
Respeitar-se, valorizar-se, solidarizar-se com seus parceiros;
Conhecer suas características pessoais;
Identificar suas preferências;
Desenvolver a imaginação e criatividade através de jogos e brincadeiras;
Etapas:
1º etapa: apresentação do nome próprio através de fichas e rodas de conversa, crachás, jogos e brincadeiras;
2º etapa: reconhecer suas características individuais através da observação de si mesmo e dos colegas no espelho;
3º etapa: conhecimento do esquema corporal através de atividades de desenhos, recortes e colagens;
Avaliação:
Será contínua e observando os avanços individuais das crianças de acordo com as atividades propostas.
MG I EF
Auxiliar a criança na construção da sua identidade pessoal, com características específicas tais como a sua altura.
MG II B