segunda-feira, 29 de abril de 2013

DIA DO CIRCO

 
 
Ah! A Magia do Circo!!!
 
        Antigamente, quando o circo chegava na cidade era um grande acontecimento. Desfile, arrumação do espaço, expectativa...
        Todos sabiam, todos iam.
      Tudo tinha um encantamento. Malabaristas, a moça de sombrinha na corda bamba, show de cãezinhos, os temidos domadores de leões ( seus rugidos eram inesquecíveis) e o alegre e divertido show de palhaços!
 
        Por uma semana trouxemos um pouco desta magia para nossa escola.
 
              
 
 
As rodas de conversa foram intrigantes. A maioria das crianças conheciam apenas por palhaços o Patati Patata e algumas confundiam o circo com o zoológico.
 
 
Foi incrível conversarmos sobre os encantos e diversos shows que há no circo.
 
 
 
Além disso trabalhamos com pinturas, recorte e colagens, dobraduras e pintura de rosto.
 
As crianças amaram brincar de palhacinhos. 
 
 
 
Queridos pais e amigos. Fica registrada a sugestão: uma bela tarde em família no circo!!!!
 
 
  














 






 



 


 

 
 
 
 


 


 

 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROJETO IDENTIDADE E AUTONOMIA



Justificativa:
 
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas. Ajuda os alunos a perceberem que eles tem uma história de vida, que fazem parte de uma família e que são parte atuante no mundo em que vivem. Trabalhar a identidade das crianças também é importante para que nós, professores, obtenhamos informações significativas a respeito delas.
Está articulado com o Projeto Pedagógico da Unidade Escolar enquanto entendemos a criança como ser histórico e social que faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura e em um determinado momento histórico.
 
 
Objetivo:
 
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças como parte do mundo, da família, bem como analisar as diferenças entre eles e os colegas.
 
 
Objetivos Específicos:
 
  • Reconhecer o seu nome como sua representação pessoal e marcação dos seus pertences;
  • Fortalecer a identidade do grupo como um conjunto de características individuais;
  • Construir a própria identidade e do outro como indivíduo com opiniões e preferências;
  • Respeitar-se, valorizar-se, solidarizar-se com seus parceiros;
  • Conhecer suas características pessoais;
  • Identificar suas preferências;
  • Desenvolver a imaginação e criatividade através de jogos e brincadeiras;
  •  
Etapas:

1º etapa: apresentação do nome próprio através de fichas e rodas de conversa, crachás, jogos e brincadeiras;
  • Hora da história: A Aranha Filomena
  • Chamada viva
2º etapa: reconhecer suas características individuais através da observação de si mesmo e dos colegas no espelho;
  • Dinâmica do espelho na caixinha
  • Carimbar os pés e mãos
  • Medir-se com barbante e comparar as alturas
3º etapa: conhecimento do esquema corporal através de atividades de desenhos, recortes e colagens;
 
  • Desenho do esquema corporal no papel craft
  • Atividades diversificadas e com interferências do esquema corporal
  • Exposição em painéis
  •  
Avaliação:

Será contínua e observando os avanços individuais das crianças de acordo com as atividades propostas.


MG I EF







Auxiliar a criança na construção da sua identidade pessoal, com características específicas tais como a sua altura.

MG II B






 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

    ANIVERSARIANTES DO MÊS 2013

 
PRIMEIRO SEMESTRE  

    A Festa dos aniversariantes do mês promove a socialização das crianças e dos funcionários da Unidade Escolar com muita alegria.

     Sabendo que a festa de aniversário é uma convenção social procuramos trabalhar em roda de conversa quais os comportamentos culturais que esta festa exige.

     São temas das rodas de conversa:

  • identificar os aniversariantes

  • cumprimentá-los

  • socializar-se e dançar ao som das músicas

  • cantar o parabéns

  • sentar-se para comer o bolo.

     O espaço é cuidadosamente preparado. Escolhemos um tema para a decoração, fotografamos os aniversariantes e preparamos as bexigas.

     Tudo com o objetivo de deixar o ambiente do refeitório aconchegante e próprio para uma festa.


OS ANIVERSARIANTES DE JANEIRO E FEVEREIRO

 



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE JANEIRO E FEVEREIRO TEMA CARNAVAL

 









FUNCIONÁRIOS ANIVERSARIANTES

 
LÚCIA

CLEUCI

LAÉRCIO

DONA LOURDES

FÁTIMA

BETH

CÁSSIO

ADELITA, VALÉRIA E BETH



ANIVERSARIANTES DE MARÇO












FESTA DOS ANIVERSARIANTES DE MARÇO

TEMA DA FESTA PÁSCOA





















PROFESSORA ANIVERSARIANTE DO MÊS

Antônia

OS ANIVERSARIANTES DE ABRIL



















FUNCIONÁRIOS ANIVERSARIANTES 


Cláudia

Nelma


Kátia

Sueli


 A FESTA



TEMA SAFARI
















MAIO


TEMA FUNDO DO MAR

 
 
 













A FESTA