Relato da Atividade
“Por que tem garrafa na sala
hoje?”
“Professora! Você não pode riscar
o chão!”
Depois
as professoras permitiram que as crianças explorassem o espaço em pequenos
grupos.
Então
sentaram as crianças uma ao lado da outra e foram falando os comandos e
demonstrando os movimentos. Percebi que algumas crianças prestavam muita
atenção, outras nem tanto.
O
Circuito era:
·
Andar em ziguezague, desviando das garrafas;
·
Dar cambalhota;
·
Engatinhar pelo minhocão.
As
crianças foram colocadas em fila e cada um pode participar. A grande maioria
conseguiu na primeira vez cumprir todo o circuito corretamente. Algumas
passaram direto pelo ziguezague, apenas desviavam das garrafas. Nestes momentos
as professoras interferiam mostrando a linha no chão e auxiliando-os de mãos
dadas.
Nos
momentos da cambalhota percebi que muitas delas viravam sozinhas, sem o auxílio
da professora, pois já haviam desenvolvido esta atividade em dias anteriores.
Foi a primeira vez que trabalharam os obstáculos consecutivos.
A
diversão maior era atravessar o minhocão. As crianças gostam muito e se
divertem. Umas ficam olhando o amigo na ponta final do minhocão chamando-os:
“Vem,
Victor, vamos logo”
Apenas
duas crianças ficaram apreensivas e a professora colocou-se no final do
minhocão incentivando-as a engatinhar sem medo.
Para
dificultar um pouco a atividade, as crianças foram colocadas, primeiramente em
duplas e depois em trenzinhos de cinco.
A
professora Marlene sugeriu inverter a ordem do circuito, começando pelo
minhocão. As crianças se atrapalharam um pouquinho, pulando alguns obstáculos,
e após uma explicação mais detalhada da inversão deu tudo certo.
No final
da atividade todos puderam explorar o espaço aleatoriamente. Alguns ficando no
campo da cambalhota, outros se equilibrando no risco de braços abertos e outros
ainda no minhocão.
A
atividade foi muito proveitosa e as crianças gostaram muito. Já estão bem desenvoltas
no minhocão (salvo duas mais apreensivas) e nas cambalhotas. No campo dos
obstáculos percebe-se claramente que precisamos insistir nesta atividade pois
envolve equilíbrio e desviar-se de algo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário