terça-feira, 15 de maio de 2012

Circuito de Obstáculos


Relato da Atividade

        Enquanto as professoras estavam preparando o espaço as crianças estavam muito curiosas sobre o que iria acontecer:

“Por que tem garrafa na sala hoje?”

“Professora! Você não pode riscar o chão!”

        Depois as professoras permitiram que as crianças explorassem o espaço em pequenos grupos.

        Então sentaram as crianças uma ao lado da outra e foram falando os comandos e demonstrando os movimentos. Percebi que algumas crianças prestavam muita atenção, outras nem tanto.

        O Circuito era:

·        Andar em ziguezague, desviando das garrafas;

·        Dar cambalhota;

·        Engatinhar pelo minhocão.



As crianças foram colocadas em fila e cada um pode participar. A grande maioria conseguiu na primeira vez cumprir todo o circuito corretamente. Algumas passaram direto pelo ziguezague, apenas desviavam das garrafas. Nestes momentos as professoras interferiam mostrando a linha no chão e auxiliando-os de mãos dadas.

Nos momentos da cambalhota percebi que muitas delas viravam sozinhas, sem o auxílio da professora, pois já haviam desenvolvido esta atividade em dias anteriores. Foi a primeira vez que trabalharam os obstáculos consecutivos.

A diversão maior era atravessar o minhocão. As crianças gostam muito e se divertem. Umas ficam olhando o amigo na ponta final do minhocão chamando-os:

“Vem, Victor, vamos logo”

Apenas duas crianças ficaram apreensivas e a professora colocou-se no final do minhocão incentivando-as a engatinhar sem medo.

Para dificultar um pouco a atividade, as crianças foram colocadas, primeiramente em duplas e depois em trenzinhos de cinco.

A professora Marlene sugeriu inverter a ordem do circuito, começando pelo minhocão. As crianças se atrapalharam um pouquinho, pulando alguns obstáculos, e após uma explicação mais detalhada da inversão deu tudo certo.

No final da atividade todos puderam explorar o espaço aleatoriamente. Alguns ficando no campo da cambalhota, outros se equilibrando no risco de braços abertos e outros ainda no minhocão.

A atividade foi muito proveitosa e as crianças gostaram muito. Já estão bem desenvoltas no minhocão (salvo duas mais apreensivas) e nas cambalhotas. No campo dos obstáculos percebe-se claramente que precisamos insistir nesta atividade pois envolve equilíbrio e desviar-se de algo.









Nenhum comentário:

Postar um comentário