segunda-feira, 22 de abril de 2013

PROJETO IDENTIDADE E AUTONOMIA



Justificativa:
 
Trabalhar a identidade das crianças é uma ótima maneira de iniciar as atividades pedagógicas. Ajuda os alunos a perceberem que eles tem uma história de vida, que fazem parte de uma família e que são parte atuante no mundo em que vivem. Trabalhar a identidade das crianças também é importante para que nós, professores, obtenhamos informações significativas a respeito delas.
Está articulado com o Projeto Pedagógico da Unidade Escolar enquanto entendemos a criança como ser histórico e social que faz parte de uma organização familiar que está inserida em uma sociedade, com uma determinada cultura e em um determinado momento histórico.
 
 
Objetivo:
 
Criar situações que favoreçam a construção da identidade das crianças como parte do mundo, da família, bem como analisar as diferenças entre eles e os colegas.
 
 
Objetivos Específicos:
 
  • Reconhecer o seu nome como sua representação pessoal e marcação dos seus pertences;
  • Fortalecer a identidade do grupo como um conjunto de características individuais;
  • Construir a própria identidade e do outro como indivíduo com opiniões e preferências;
  • Respeitar-se, valorizar-se, solidarizar-se com seus parceiros;
  • Conhecer suas características pessoais;
  • Identificar suas preferências;
  • Desenvolver a imaginação e criatividade através de jogos e brincadeiras;
  •  
Etapas:

1º etapa: apresentação do nome próprio através de fichas e rodas de conversa, crachás, jogos e brincadeiras;
  • Hora da história: A Aranha Filomena
  • Chamada viva
2º etapa: reconhecer suas características individuais através da observação de si mesmo e dos colegas no espelho;
  • Dinâmica do espelho na caixinha
  • Carimbar os pés e mãos
  • Medir-se com barbante e comparar as alturas
3º etapa: conhecimento do esquema corporal através de atividades de desenhos, recortes e colagens;
 
  • Desenho do esquema corporal no papel craft
  • Atividades diversificadas e com interferências do esquema corporal
  • Exposição em painéis
  •  
Avaliação:

Será contínua e observando os avanços individuais das crianças de acordo com as atividades propostas.


MG I EF







Auxiliar a criança na construção da sua identidade pessoal, com características específicas tais como a sua altura.

MG II B






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário