terça-feira, 14 de maio de 2013

PÁSCOA


 
A Páscoa é uma festividade essencialmente católica.
Teve seu início com o povo hebreu que recordava anualmente sua libertação do Egito através de atos divinos comendo um cordeiro temperado com ervas amarga e pão sem fermento (para que as gerações lembrassem dos tempos difíceis vividos sob regime de escravidão). Jesus Cristo comemorou a Páscoa Judaica e instituiu uma nova comemoração que lembrasse a importância de sua morte sacrificial.
 
Com o tempo e influência de religiões não cristãs a Páscoa foi tomando o significado atual, com coelho e ovos de chocolate.
 
 
 
 
Procuramos aproveitar a época para realizar com nossas crianças algumas atividades diversificadas tais como a culinária de bombons.
 

 
Demos ênfase a atividades que incentivavam o compartilhar, o dividir e o conviver bem com o colega.
 

Algumas professoras incentivaram as crianças a trazerem seus brinquedos preferidos de casa. Após uma roda de conversa sobre a importância de dividir e de apresentação dos brinquedos as crianças foram colocadas em dupla e incentivadas a dar o seu brinquedo em troca do brinquedo do seu amigo. Em alguns casos houve resistência, insegurança e a intervenção do adulto se fez necessária. Mas a maioria das crianças entendeu que era um empréstimo temporário e brincaram muito bem com o brinquedo "novo".

 E foi uma excelente oportunidade para utilizarmos o agradecimento, afinal o colega permitiu que se usasse algo significativo para ele.

 
 No período da tarde brincamos de "caça ao tesouro" cinco ovos de chocolate de 1kilo cada foram escondidos pela escola e as crianças precisavam desvendar pistas fotográficas que, gradativamente, revelavam o esconderijo.
 
  
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Ao encontrar o ovo, viam-se diante de um dilema, habilmente conduzido pelas professoras.
 
Como fazer com um ovo só e vinte crianças esperando para se deliciarem com o chocolate? Em roda de conversa foi salientada a importância do dividir, do compartilhar.
 
E foi emocionalmente ver as crianças pegando um pedaço do chocolate para si e passando o restante do ovo para o colega.
 
 
  





 
Todos se deliciaram, todos se alegraram.
 






























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário