sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Uma brinquedoteca, muitas aprendizagens...


É comum ouvir as pessoas dizendo que a criança aprende brincando, mas poucas são as vezes que conseguimos parar para pensar nas implicações e nas verdades desta ideia pedagógica.
                Por meio da brincadeira, a criança é inserida numa determinada cultura, aprende mais sobre o mundo e sobre a sociedade em que vive e tem a oportunidade de desenvolver a criatividade, a inventividade e a imaginação. Além disso, sabemos que a criança que brinca é mais feliz e mais saudável.
                Contudo, esta brincadeira não pode se dar de modo “espontâneo” no CEI, mas sim deve ser construída em situações e ambientes especialmente estruturados para este fim, para que a criança possa brincar e imaginar apoiando-se em estruturas culturais já existentes.
                Pensando em tudo isto, há três anos a equipe do CEI sentiu grande urgência em começar a estruturar um espaço especialmente pensado para a brincadeira, com cantos diversificados, que permitisse uma variedade de experiências lúdicas e também a autonomia da criança na escolha de suas brincadeiras. Foi então que começou a nascer nossa brinquedoteca.
                Com sugestões recolhidas após algumas discussões e análises da equipe escolar, e com base nas brincadeiras preferidas das crianças, montamos numa sala do prédio anexo este tão sonhado espaço, após muito trabalho, dedicação, tempo e uso consciente da verba destinada à escola.
                Hoje em dia a brinquedoteca é usada por todas as turmas do CEI, inclusive berçário, em sistema de rodízio. Cada turminha tem a oportunidade de visitar e brincar neste espaço ao menos duas vezes na semana. É um espaço muito querido pelas crianças e muito bem organizado e cuidado por todos... A seguir, algumas fotos do espaço.

Entrada da brinquedoteca
 Vista da entrada da brinquedoteca (prédio anexo)

 Vista Geral

Cantinho de carrinhos, ferramentas e jogos

 A tão adorada piscina de bolinha...
 Cantinho da fantasia
Este espelho é muito disputado...

 Cantinho do mercadinho


Um baú cheio de emoções...

3 comentários: