É comum ouvir as pessoas dizendo que a criança aprende brincando, mas poucas são as vezes que conseguimos parar para pensar nas implicações e nas verdades desta ideia pedagógica.
Por meio da brincadeira, a criança é inserida numa determinada cultura, aprende mais sobre o mundo e sobre a sociedade em que vive e tem a oportunidade de desenvolver a criatividade, a inventividade e a imaginação. Além disso, sabemos que a criança que brinca é mais feliz e mais saudável.
Contudo, esta brincadeira não pode se dar de modo “espontâneo” no CEI, mas sim deve ser construída em situações e ambientes especialmente estruturados para este fim, para que a criança possa brincar e imaginar apoiando-se em estruturas culturais já existentes.
Pensando em tudo isto, há três anos a equipe do CEI sentiu grande urgência em começar a estruturar um espaço especialmente pensado para a brincadeira, com cantos diversificados, que permitisse uma variedade de experiências lúdicas e também a autonomia da criança na escolha de suas brincadeiras. Foi então que começou a nascer nossa brinquedoteca.
Com sugestões recolhidas após algumas discussões e análises da equipe escolar, e com base nas brincadeiras preferidas das crianças, montamos numa sala do prédio anexo este tão sonhado espaço, após muito trabalho, dedicação, tempo e uso consciente da verba destinada à escola.
Hoje em dia a brinquedoteca é usada por todas as turmas do CEI, inclusive berçário, em sistema de rodízio. Cada turminha tem a oportunidade de visitar e brincar neste espaço ao menos duas vezes na semana. É um espaço muito querido pelas crianças e muito bem organizado e cuidado por todos... A seguir, algumas fotos do espaço.
Entrada da brinquedoteca
Vista da entrada da brinquedoteca (prédio anexo)
Vista Geral
Cantinho de carrinhos, ferramentas e jogos
A tão adorada piscina de bolinha...
Cantinho da fantasia
Este espelho é muito disputado...
Cantinho do mercadinho
Um baú cheio de emoções...
Que lindo ete espaço!! Parabéns!!!
ResponderExcluirAdorei a decoração
ResponderExcluirAdorei a decoração
ResponderExcluir