quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brincando de Faz de Conta


            O faz de conta é uma conduta lúdica da criança em que ela brinca de imitar o adulto.

            É também uma atividade psicológica muito complexa que desencadeia o uso da imaginação na impossibilidade de satisfação imediata dos seus desejos.  Por exemplo, por que as crianças gostam tanto de brincar de falar no telefone? Porque ela vê o adulto fazendo isto inúmeras vezes e quando pede pra brincar de falar ao telefone - não pode!!! Como a criança lida com sua frustração temporária??? Brincando. Isto é maravilhoso!!!

            O faz de conta enriquece a identidade da criança porque ela experimenta outra forma de ser e pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas, criando possibilidades. Ela desempenha papéis sociais.

            Vygotsky assinala que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar e resolver situações do dia-a-dia. É para isso que usará  capacidades como a observação, a imitação e a imaginação. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com normas e regras sociais.

            Já presenciou seu filho brincando de falar ao telefone??? Ele diz "Alô, tudo bem?" Estas são convenções sociais já adquiridas, que ele observou nos adultos próximos e imita.  

            Quando Vygostky discute o papel do brinquedo, refere-se basicamente à brincadeira de faz de conta, como brincar de casinha, de escolinha, com o cabo de vassoura como se fosse cavalo... Mas basicamente se concentra na brincadeira de faz de conta.

            No CEI Parque Santa Rita trabalhamos com Caixas Volantes. São caixas numeradas que são levadas para sala. Desta forma as professoras podem desafiar a imaginação dos pequenos incentivando o faz de conta em pequenos grupos. Tem telefones, bonecos, bonecas e paninhos, máquinas fotográficas, carrinhos, ferros de passar e etc.

            Nossas professoras planejam esses momentos de faz de conta dentro da sala de atividades com muito carinho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário