terça-feira, 15 de maio de 2012

Culinária na Escola


Culinária na Escola – Mini Grupo I CD e EF

         As Orientações Curriculares – Expectativas de Aprendizagens e Orientações Didáticas  dentro do campo de experiências de Apropriação do Conhecimento Matemático orientam uma maneira deliciosa de trabalhar medidas com nossos pequenos.

“As crianças pequenas convivem diariamente com situações envolvendo medidas. Cabe aos CEIs e EMEIs ampliar e aprofundar esse campo de experiências, oferecendo situações que deem sentido a essa prática. Isso significa organizar situações de uso que medir resolva efetivamente o problema proposto nas quais as crianças possam construir novos significados para a medida.

O professor pode aproveitar outros momentos da rotina daquelas unidades para colocar em discussão alguns problemas referentes às medidas. Por exemplo, num jogo de boliche em que as crianças precisem estabelecer um local comum para que todos joguem, a bola é um problema que envolve estabelecer uma distância. . Também situações como a culinária e a horta são especialmente ricas para as crianças utilizarem medidas em situações reais e analisarem a pertinência de usar um padrão externo ou não. É importante também propor problemas que instiguem as crianças a refletir sobre a relatividade das magnitudes – maior que, pequeno em relação a, etc...”

         As professoras Valéria Cristina, Jocilei e Deise do Mini Grupo I CD e as professoras Marlene e Zilda do Mini Grupo I EF planejaram para a Semana de Páscoa uma atividade deliciosa: Bolo de Caneca.

         Organizaram o espaço da sala de aula com muito carinho: toalha de mesa, medidas necessárias, recipientes e micro-ondas. Depois leram a receita escrita na lousa com as crianças para entenderem quais ingredientes seriam utilizados.

         Na sequência organizaram as crianças para a higienização e colocação dos aventais e touca.

         Foi uma alegria deliciosa vivenciarem a mistura dos ingredientes. O momento mais legal foi misturarem a farinha e açúcar branco com o chocolate marrom:

         - OOOHHHH! Mudou de cor!!!!!

         É maravilhoso vivenciar descobertas.

         E a vivência da transformação do cru em cozido??? Um cheiro delicioso foi se espalhando pelo ambiente. As crianças logo repararam:

         - HHHUUUMMMM! Que cheiro bom!!!

         Quando o micro-ondas foi aberto viram o bolinho bem grande, fofinho.

         Tenho certeza de que também ficou com água na boca.

         Foi uma atividade maravilhosa! Seus olhinhos brilharam!

         Segue abaixo a receita para quem quiser repetir:

BOLO DE CANECA

INGREDIENTES

1 OVO

4 COLHERES DE SOPA DE AÇÚCAR

4 COLHERES DE SOPA DE FARINHA COM FERMENTO EM PÓ

4 COLHERES DE SOPA DE LEITE

2 COLHERES DE SOPA DE ÓLEO

2 COLHERES DE SOPA DE CHOCOLATE EM PÓ.

MODO DE FAZER

MISTURE TODOS OS INGREDIENTES. UNTE UM PEQUENO REFRATÁRIO COM MANTEIGA E FARINHA DE TRIGO. DESPEJE A MISTURA E COLOQUE NO MICRO-ONDAS POR 3 MINUTOS.

BOM APETITE!!!!










BOMBONS DE CHOCOLATE

         As professoras Maria Aparecida, Sueli e Heloneide também planejaram com suas turmas momento de culinária.

         O espaço também foi organizado para receber as três salas. Barras de Chocolate foram derretidas no micro-ondas e bem misturadas. Depois, as crianças colocaram nas forminhas.

         O cheiro estava delicioso, muita água na boca e impaciência. Afinal, o chocolate precisava gelar.

         Mas a hora de comer foi uma Festa!!!!








Culinária Coletiva
         No período da tarde todas as professoras desceram ao refeitório.
         Motivo???? Vamos fazer Bombom de Leite Ninho?
         A professora Nelma foi orientando a receita com as crianças. A maioria já conhecia as medidas dos ingredientes devido às experiências vividas ao longo da semana.
         Todos os ingredientes foram misturados em um enorme recipiente. Depois as crianças foram orientadas a fazerem bolinhas e comer.
         HHHUUUMMM!!!!! Preciso dizer que nem todos fizeram bolinhas????




Um comentário:

  1. Meninas, vocês arrasaram com esta atividade. Amei! E parece que a experiência também foi muito significativa para as crianças. Vocês estão de parabéns!

    Um grande abraço da ex CP...
    Paula Mora

    ResponderExcluir