sexta-feira, 24 de maio de 2013

17 DE MAIO- REVOLUÇÃO NA ALIMENTAÇÃO



COZINHE.COMPARTILHE.VIVA

Com o surgimento e crescimento de doenças crônicas como diabetes, câncer, hipertensão e doenças cardíacas a importância da alimentação saudável para promoção da saúde ganha destaque. Sabemos que uma alimentação equilibrada associada a hábitos de vida saudáveis diminui muito o risco do aparecimento de doenças.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças associadas a alimentação estão entre as líderes na causa de mortes ao redor do mundo. Ainda de acordo com a OMS 64 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de diabetes e dentre estas, cerca de 90 mil são classificadas como tipo 2, que está associada a excesso de peso e inatividade física.
Conforme publicado em Harvord, se a epidemia de obesidade continuar progredindo em 2020 cerca de 60 milhões de pré-escolares estarão sobrepeso ou obesos em todo mundo. Estes terão maiores chances de tornarem-se adultos obesos ou com sobrepeso aumentando o risco de doenças.
Apesar de sabermos da importância de melhorar os hábitos alimentares, hoje percebemos que as crianças desconhecem alimentos: algumas acreditam que o iogurte vem das plantas, que o macarrão é de origem animal, reconhecem batatas fritas em qualquer embalagem mas quando colocamos mostramos a elas a batata de verdade, não reconhecem, mesmo ocorre com diversas outras frutas, verduras e legumes.
Devemos mudar esta situação.
 
Precisamos ensinar nossos alunos a importância da alimentação saudável e usar ALIMENTAÇÃO ESCOLAR COMO FERRAMENTA PARA EDUCAÇÃO destes alunos. Precisamos ensiná-los a reconhecer os alimentos e quem sabe até a prepara-los da melhor maneira para mostrar que a alimentação saudável pode ser muito saborosa.
E foi pensando em tudo isso que convidamos vocês a aderirem a REVOLUÇÃO NA ALIMENTAÇÃO no dia 17 de Maio. Um dia de AÇÃO GLOBAL para as pessoas celebrarem comida de verdade, saber de onde ela vem e como prepara-la. É um dia para manter habilidades culinárias vivas, melhorar nossos conhecimentos e compartilhar tudo isso com os outros.
Para participar o mais importante é ter uma ATITUDE POSITIVA em relação a alimentação e se divertir!
Pode ser tão simples quanto preparar uma receita fácil como uma salada de frutas com os alunos, compartilhar com a cozinheira escolar uma receita saborosa de peixe para que ela prepare para os alunos saborearem, trazer para uma roda de conversa alimentos e permitir que os alunos conheçam, manuseiem e provem. Não há limite para a criatividade!
Essa é a chance de falar sobre educação alimentar e compartilhar as habilidades culinárias através de 3 ações simples: COZINHAR, COMPARTILHAR e VIVER.
















 








 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário